06 abril 2010

Linha Amarela: TCM questiona parceria entre Prefeitura do Rio e Lamsa

RIO - O crescimento da Barra da Tijuca e da frota de veículos em circulação no Rio fez com que a Linha Amarela passasse, nos últimos anos, de via expressa a uma estrada constantemente congestionada, assim como seus principais acessos, durante o dia e à noite.

Numa tentativa de minimizar o problema, o prefeito Eduardo Paes propôs à Lamsa - concessionária que administra a via expressa desde a sua inauguração em 1997 - uma parceria que será fechada nos próximos dias. De acordo com a reportagem de Luiz Ernesto Magalhães da edição desta segunda, a empresa assumirá integralmente os custos de obras, orçadas em R$ 241,5 milhões, que vão melhorar a circulação nas imediações, reduzindo os engarrafamentos, e, em troca, ganhará uma renovação da concessão (que vence em 2022) por mais 15 anos, até 2037. (leia mais: prazo maior também para trem e metrô)

Hoje 320 mil veículos circulam na Linha Amarela. Desse total, cerca de 125 mil pagam pedágio. As obras, que vão começar até maio, devem durar dois anos.

Elas se concentrarão principalmente nas saídas da via na Barra da Tijuca (Avenida Ayrton Senna), na Avenida Brasil (Manguinhos) e na Abolição, entre outros acessos. É a terceira vez que o prazo de concessão da Lamsa (originalmente de 10 anos) será estendido.

A última renovação foi há dez anos, quando a concessionária também arcou com obras que visavam reduzir as retenções no trânsito. Na época, foram construídos os acessos que ligam as linhas Vermelha e Amarela. Além disso, viadutos e pontes foram alargados em Bonsucesso e Manguinhos.

Fonte: O Globo.

9 comentários:

Anônimo disse...

TCM TRAMA ARRUMADINHO JUNTO COM A LAMSA
*
OAS-LAMSA fundada em 97 no 1o. ano consegue ampliar prazo de concessão de 10 pra 25 anos agora aos 12 anos quer ampliar pra 40 anos sob alegações infundadas!? (LEI Nº 8.666, DE 21 DE JUNHO DE 1993... Art. 1o Esta Lei estabelece normas gerais sobre licitações e contratos administrativos pertinentes a obras)
*
Segunda intenção é que, se a LAMSA for autorizada programar essa obra citada vai passar, sem licitação, à administrar T5-Catonho/Barra/Aeroporto, pois a obra proposta é parte do projeto lá na ponta. Ou seja mais um golpe!

Anônimo disse...

Diser que a LINHA AMARELA é uma AUTO-ESTRADA ou mesmo uma VIA EXPRESSA é FRAUDE DE IMPRENSA coisa de jornalista de má fé e provavelmente PAGO pra defender o CRIME DE EXTORSÃO praticado pela CONCESSÃO DA AVENIDA CARLOS LACERDA para cobrar pedagio de apenas 20% dos usuarios/dia, facultando usi gratuito dos restantes 80% de usuarios/dia.
*
A LINHA AMARELA NUNCA FOI E NUNCA SERÁ UMA VIA EXPRESSA OU UMA AUTO-ESTRADA DE 15.000 (QUINZE MIL METROS) - Nada mais do que a AVENIDA CARLOS LACERDA.

Anônimo disse...

O POVO NÃO SE UNE PRA ACABAR O PEDAGIO PELO SEGUINTE:
*
Que só existe porque TEM UM MENSALINHO DE GABINETES, a LAMSA segundo a pesquisa BANCA FINANCEIRAMENTE AUTORIDADES DO TIPO PROCURADOR, PROMOTOR, JUIZ, DESEMBARGADOR, POLITICOS, no estilo MENSALINHO como se fosse uma taxa mensal pra que essas autoridades e mais as não citadas, finjam que esse pedágio na AVENIDA é LEGAL E CONSTITUCIONAL.

Anônimo disse...

O POVO NÃO SE UNE PRA ACABAR O PEDAGIO PELO SEGUINTE:
*
Que só existe porque TEM UM MENSALINHO DE GABINETES, a LAMSA segundo a pesquisa BANCA FINANCEIRAMENTE AUTORIDADES DO TIPO PROCURADOR, PROMOTOR, JUIZ, DESEMBARGADOR, POLITICOS, no estilo MENSALINHO como se fosse uma taxa mensal pra que essas autoridades e mais as não citadas, finjam que esse pedágio na AVENIDA é LEGAL E CONSTITUCIONAL.

Anônimo disse...

- Você paga o Pedágio da Linha Amarela ?
*
Tradicionalmente todas as avenidas e túneis do Rio de Janeiro, inclusive o Aterro da Gloria e os elevados, sempre foram construídos e mantidos com recursos públicos oriundos da coleta de impostos em épocas cuja receita eram inferiores as atuais em face do numero menor de contribuintes. Portanto a figura do pedágio urbano não é apenas ilegal é crime de usura.

Anônimo disse...

MAIORIA DOS ADVOGADOS CARIOCAS TEMEM PELO FUTURO DE SUAS CARREIRAS JUNTO AO TJRJ, QUANDO SE TRATA DE LUTAR PELA EXTINSÃO DA COBRANÇA DO PEDAGIO DA AVENIDA CARLOS LACERDA.
*
Consultados vários advogados do Rio de Janeiro, sobre a possibilidade de entrarmos com uma ação para extinguir a cobrança de pedágio na AVENIDA Carlos Lacerda - Linha Amarela - tanto a OAB-RJ, MPERJ, DPGE, e outros advogados autônomos se dizem com receio e até medo de impetrar tal ação...
*
-Preciso trabalhar tenho família e filhos não posso me arriscar, entrar com uma ação dessas é mexer no vespeiro, criar inimigos poderosos no MP, OAB e no TJ-RJ!
*
-Por acaso o senhor já viu alguma ação contra essa cobrança no TJRJ... O senhor acha que estamos satisfeitos em pagar pedágio na avenida, claro que não, mas tem coisas que o melhor é fazer como nas favelas, respeitar a Lei do silencio !

Anônimo disse...

ESQUEMA DEM-ONICO
*
Arruda, Paulo Octavio e César Maia com PEDAGIO LAMSA(RJ), CLN(BA), BNDS, BID, PREVI-BB, INVEPAR, liderados pela OAS, formaram Cartel Nacional pra captar dinheiro em espécie. Marcos Valério DNA já implantava Outdoors do prefeito a presidencia. Primeiro dinheiro na cueca aconteceu no RJ, Policia Federal não "consegue" apurar. Prevaricam DELEGADOS PF-RJ, integrantes do MPERJ, e até JUIZ, abandonam ações levando consigo segredos vitais pra assumir secretarías de Estado-RJ. LULA visita a primeira investida do esquema DEM em parceria com o TJRJ, ALERJ e MPERJ na AVENIDA CARLOS LACERDA, rivindicando o C2 e a desistência da candidatura a presidência de Cesar Maia, no embate travado usaram Hospital Federal como arma de barganha. O povo morrendo a míngua não entende nada do que acontece, hospitais de campanha são instalados as ruas pela Marinha na tentativa de socorrer a população, finalmente a liderança do esquema DEM foi negociada e transferido ao GDF que cai parcialmente em Fevereiro-2010.

Anônimo disse...

e este pedágio vai ficar mais caro pelo simples fato do grupo explorar,a sofrida av das américas até a grota e sem contar que a linha c ou deodoro x barra tambem vai ser explorada pela poderosa linha amarela.

Anônimo disse...

Quem paga são os otários que moram na Barra e Jacarepagua, e os outros não pagam que moram nos bairros antes do pedágio.