Custo Brasil triplicado e
para os usuários de rodovias, o brete.
Pois, nos chega via internet a notícia de que nos próximos anos as concessões rodoviárias no Brasil irão triplicar, de 12.000 km concedidos para 30.000 km.
O Diretor Geral da ANTT, Bernardo Figueiredo divulgou que até junho serão leiloados 2.000 km em Minas Gerais e até o final do ano mais 1.600 km divididos entre Bahia, Espírito Santo e Santa Catarina.
“Nem mesmo a turbulência econômica mundial deve impedir que o Brasil triplique as concessões rodoviárias.”
“O Brasil é hoje o país com maiores oportunidade de investimentos na área de infraestrutura logística e concessões” ( Paulo Tarso Vilela Rezende)
Por que estariam todos de olho nas concessões rodoviárias brasileiras? É que em nosso país funciona o “brete” para os usuários, numa perversa ação pública contra seus cidadãos.
Pagamos a CIDE para manutenção das nossas rodovias, IPVA e mais de sessenta tipos de impostos, mas agentes públicos em postos chaves estão empenhados em bordar o país inteiro de praças de pedágios, sem que os USUÁRIOS tenham garantido o DIREITO ÀS VIAS ALTERNATIVAS.
Todos os brasileiros estão sendo postos nos feudos das concessionárias de rodovias e muito mais o setor produtivo que tem o custo dos seus produtos acrescido em cada uma das praças de pedágios em que passarem.
O direito de “ir e vir” dos cidadãos brasileiros está sendo ferido. A única maneira de os usuários de rodovias realizarem o “seu equilíbrio econômico e financeiro”, que é através das vias alternativas, no Brasil, está sendo negado. É uma verdadeira imoralidade pública que está sendo praticada contra a nação brasileira com o MODELO de concessões rodoviárias que obriga a todos, mesmo os que não possuem veículos, a pagarem pedágios através do custo das mercadorias.
A Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT e seus dirigentes estão exultantes por estarem semeando praças de pedágios no maior número possível de rodovias do nosso país, triplicando o custo Brasil, engessando a malha rodoviária, embretando os usuários de rodovias e dividindo comunidades com as praças de pedágios.
Os Governos, os Poderes Legislativos, o Poder Judiciário, o setor produtivo do nosso país e todos os cidadãos precisam se dar conta que estamos sendo manietados pelas concessionárias de rodovias, na visão estreita dos seus interesses econômicos, desrespeitando um direito básico previsto no Código do Consumidor que é o direito de opção.
O Ministério dos Transportes e a ANTT que lancem editais para que as concessionárias construam rodovias expressas, auto-estradas e após cobrem pedágios e as vias existentes que permaneçam livres para os usuários que não podem ou não querem pagar pedágios. Esta é a norma em países de primeiro mundo. No Brasil funciona o brete, os feudos, as capitanias hereditárias, o interesse econômico de empreiteiras e a falta de espírito público.
A Associação dos Usuários de Rodovias Concedidas - “ASSURCON / SERRA” - RGS e todos os que conosco colaboram possuem a visão clara das opções que interessam ao país e que são socialmente mais justas na área de concessões rodoviárias. Estamos prontos para colaborar na reversão desta ação maléfica que está em andamento através de órgãos públicos do Governo Federal.
Se continuar, o custo Brasil será triplicado, seremos todos reféns de concessionárias de rodovias e, no mínimo, os próximos seis Governos Federais engessados por contratos leoninos.
ESTA É A SOLUÇÃO QUE INTERESSA PARA O PAÍS E SEUS CIDADÃOS ?
AGENOR BASSO –
Secretário da ASSURCON –
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2 comentários:
Prezado Agenor:
Assino embaixo por tudo que falou. Nós, em Goiás, ainda não fomos vítimas de nenhum pedágio, mas é esperado para este ano de 2009 a privatização da BR153 e mais algumas estaduais. A rodovia BR153 que há anos estava abandonada foi recentemente duplicada e os trechos ruins estão sendo reformados com o dinheiro público para ser entregue à iniciativa privada. Nós, de Goías, queremos engrossar as fileiras no Brasil contra todos os pedágios.
Nosso email: mc-seg@hotmail.com
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