13 setembro 2010

Dnit inicia licitação para tornar a BR-116 uma "rodovia inteligente"

Canoas - Com a abertura das propostas da concorrência pública 0370/2010-00, nesta quinta-feira, em Brasília, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) inicia o processo de seleção da empresa ou consórcio responsável pela transformação do segmento de 48,3 quilômetros da BR-116, entre Canoas e Dois Irmãos, em uma "rodovia inteligente".

Estimada em R$ 40,5 milhões, esta empreitada terá prazo de cinco anos, a partir da assinatura do contrato. Entre as ações previstas estão a instalação de sinalização eletrônica para indicar as condições do tráfego, substituição dos divisores de pista de concreto por barras móveis metálicas e disponibilização de atendimento de guincho e de veículos de apoio.

Serviços serão gratuitos

Na prática, serão ofertados serviços similares aos das concessionárias de trechos pedagiados, porém sem a cobrança de tarifa. "A rodovia vai passar a ser assistida 24 horas por dia para que qualquer ocorrência seja imediatamente atendida", diz o superintendente regional do Dnit no RS, Vladimir Casa.

Por meio de um serviço de 0800 - para telefonia fixa e móvel - equipes serão mobilizadas para sanar panes mecânicas a acidentes, e também acionar imediatamente Bombeiros, Samu e hospitais.

Divisores - Para permitir que os veículos de apoio, guinchos e ambulâncias tenham acesso mais facilitado aos locais de acidentes, principalmente em pontos de estrangulamento, como em Canoas, os dois sentidos da BR-116 deverão ser divididos por barreiras metálicas móveis.

"Em caso de bloqueio da rodovia, haverá a possibilidade de abertura do divisor de pista para desviar o tráfego", comenta o superintendente regional do Dnit Vladimir Casa, explicando outra vantagem da substituição dos blocos de concreto.

"O grande objetivo é dar assistência à rodovia e tomar medidas possíveis em curto prazo." O Dnit estuda parceria com os municípios e Polícia Rodoviária Federal para utilização das imagens do sistema de monitoramento da via.

PRINCIPAIS SERVIÇOS

Controle de tráfego

24 pontos de coleta com 11 estações de contagem de veículos

Guincho

2 guinchos leves
1 guincho pesado

Para utilização em acidentes Veículos de apoio

2 motocicletas 250 cilindradas
1 pick-up cabine dupla
2 pick-up utilitárias

Monitoramento por câmera

12 câmeras tipo DOME, com zoom óptico suficiente para visualizar veículo a 1,5 quilômetro

Informação aos usuários

18 painéis fixos (incluindo pórtico) de mensagem variável, com área para caracteres alfanuméricos e pictogramas
10 painéis fixos (incluindo pórtico) de velocidade e sinais variáveis, com área para pictogramas
1 painel de mensagem móvel

Investimento para reduzir acidentes em trecho da região

Para justificar o investimento de em torno de R$ 40,5 milhões na implantação do sistema da "rodovia inteligente", o Dnit, em Brasília, utilizou o levantamento do Instituto de Pesquisas Rodoviárias (IPR) sobre o custo dos acidentes na BR-116, ocorridos entre os quilômetros 216,6 e 268,1, entre Dois Irmãos e Canoas.

O estudo aponta que o valor para tornar a via mais segura representa menos da metade da média anual de despesas com acidentes no período de 2006 a 2008 - o equivalente a cerca de R$ 87,1 milhões.

Painéis de informações

Uma das novidades é que os condutores saibam o que esperar do trânsito em trechos à sua frente. Ao todo, 29 painéis informativos serão disponibilizados no trecho para passar informações atualizadas.

Na ocorrência de um problema, os motoristas serão avisados por sinalização eletrônica. Este serviço de informação aos usuários corresponde a 20% do orçamento previsto para implementação do sistema, mesmo percentual destinado aos serviços iniciais de infraestrutura - as duas maiores fatias dos R$ 40,5 milhões.
Fonte: Redação On Line, Grupo Sinos.

Marcos Merker/ Da Redação

Um comentário:

Anônimo disse...

É muito importante esses tipos de estudos realizados especificamente em rodovias onde se pode analizar o que cada trecho representa em termos de segurança. Todo o Brasil e todos os estados que tem a intenção de conceder as rodovias a iniciativa privada deveriam, sem dúvida, avaliar a maneira que menos custa aos usuários de estradas. Com grandes modelos de concessões espalhadas pelo mundo inteiro deveriamos analisar um que se enquadra melhor na cultura brasileira e, até mesmo,criar um modelo aqui que possa ser exemplo para outros paises. É gratificante ver que algumas autoridades estão empenhadas em onerar menos possível o povo.