RIO - O motorista que trafega pela Rodovia Presidente Dutra terá que parar mais vezes durante sua viagem. Conforme informou Berenice Seara, na coluna Extra, Extra, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) está estudando a criação de novas praças de pedágio na via. Ainda não foi definido quantos pontos de cobrança serão instalados nem o valor das tarifas ( o que você acha da proposta? ).
Além do pedágio, a ANTT quer que a CCR, responsável pela administração da estrada, realize obras de melhoria na via. O presidente da ANTT, Bernardo Figueiredo, espera que o estudo esteja concluído até a meio do ano. Para ele, a construção de novas praças de pedágio vai equilibrar as cobranças na estrada.
- Um dos objetivos é ampliar a base de contribuição. Uma parcela muita pequena dos motoristas paga pedágio. Isso significa que alguns usuários estão subsidiando outros. Queremos tornar isso mais justo - disse Bernardo Figueiredo.
Audiência pública
A Agência espera que, com o aumento dos pontos de cobrança, as tarifas possam ser barateadas. Mas o deputado federal Nelson Bornier (PMDB), ex-prefeito de Nova Iguaçu, discorda das mudanças propostas:
- Quero uma audiência pública com representantes da ANTT, da CCR e do Tribunal de Contas da União. Estão querendo mudar um objeto de concessão e estamos sendo lesados. A Baixada Fluminense não comporta mais pedágios.
O diretor da ANTT rebateu e afirmou que a proposta de construir nova praças de pedágio é legítima:
- Há esta possibilidade. Não faríamos uma proposta que ferisse as regras do contrato e as normas legais - defendeu.
A Rodovia Presidente Dutra liga o Rio a São Paulo. Ao longo de seus 402 km, a via corta os municípios de Nova Iguaçu, Belford Roxo, São João de Meriti, Queimados, Japeri e Paracambi. Ponte Rio-Niterói terá obras
Para o engenheiro de transportes Fernando Mac Dowell, as mudanças previstas pela ANTT para a Rodovia Presidente Dutra são positivas:
- É enorme o volume de motoristas que têm acesso a todos os benefícios da rodovia e não pagam nada. Isso pode chegar a 60 ou 70% dos carros que circulam na Dutra. Outras rodovias
Mas a Rodovia Dutra não será a única via do estado a sofrer mudanças.
A ANTT também negociará com a concessionária CCR obras nos acessos a Ponte Rio-Niterói. O Objetivo é reduzir os pontos de estrangulamento de fluxo de veículos, tanto no Rio quanto em Niterói.
Ainda no Rio, também serão convocadas para negociar alterações nos contratos de concessão com a ANTT a Concer (Rio-Petrópolis) e a CRT (Rio-Teresópolis).
Já no Rio Grande do Sul serão chamadas a Concepa, que administra 121 km da BR-290; e a Ecosul, responsável por 623 km da BR-116, BR-293 e BR-392.
Bruno Rohde - Extra
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