Desde o início da privatização das rodovias de São Paulo, em 1998, foram instalados 112 pedágios nas estradas paulistas - o equivalente a uma praça nova a cada 40 dias. O Estado já tem mais pedágios do que todo o resto do Brasil. São 160 pontos de cobrança em vias estaduais e federais no território paulista, ante 113 no restante do País, segundo a Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias.
Nos últimos 12 anos, a segurança e a qualidade das rodovias melhoraram, mas os altos preços cobrados se tornaram alvo frequente de críticas dos motoristas. Nesta semana, as reclamações devem aumentar ainda mais. Os pedágios nas rodovias estaduais serão reajustados a partir da 0h de quinta-feira (1.º) e terão tarifas "quebradas" em R$ 0,05. O principal pedágio do sistema Anchieta-Imigrantes vai aumentar de R$ 17,80 para R$ 18,50.
Para se ter uma ideia, ficou mais barato viajar a outro Estado do que internamente. Cruzar de carro os 404 quilômetros entre a capital paulista e Curitiba, no Paraná, por exemplo, custa R$ 9 em tarifas. Já para cobrir distância semelhante até Catanduva, por exemplo, é preciso desembolsar R$ 46,70.
Isso se explica, em parte, pelo modelo adotado no programa de concessões paulista. As licitações, em 1998 e 2008, levaram em conta o montante que as empresas ofereciam ao Estado para ter a concessão, a chamada outorga. A vantagem é que o dinheiro pode ser aplicado em novas estradas. Por outro lado, esse valor é repassado aos motoristas.
A Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) alega que as outorgas permitiram o investimento de R$ 12 bilhões nas rodovias. Para a agência, falar em "média mensal de praças instaladas" não é pertinente, pois a definição da instalação das praças foi feita em apenas dois momentos: na primeira e na segunda rodadas de concessões, em 1998 e 2008. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
Um comentário:
É Pedágio pra tudo que é lado , mas que palhaçada é essa, será que estamos aqui pra trabalhar e sustentar essa cambada de safardanas das concessionárias, que não passam de uma máfia liderada pelo governo cujo único objetivo é nos esfolar. Chega desse disparate, essa ARTESP não serve pra nada, não fiscaliza nada e muito menos pune a "máfia" pelo pouco caso que fazem dos usuários, haja vista o estado de conservação do leito carroçavel de muitas rodovias sob concessão(D.Pedro I,Anhanguera), essa cambada só faz é maquiar as rodovias, cortar mato e pintar faixa, será que o governo precisa "dar" as rodovias à particulares pra fazer isso, é o fim da picada. Qual uso estão fazendo dos impostos sobre os veículos e sobre a gasolina que pagamos? Chega de incompetência, um governo que não consegue nem administrar uma rodovia, o que dirá do resto, saúde , educação e segurança, nem precisa dizer, é só abrir um jornal pra ver, total incompetência. Se nada for feito daqui a pouco pra ir até a padaria teremos que pagar pedágio a gana de arrochar destes pilantras é proporcional a incompetência do Estado. Pedágio é anticonstitucional, onde que eu posso ir e vir livremente pelo País, tá tudo errado !!!!
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