15 dezembro 2010

ANTT quer revisar contratos de concessão de rodovias

A Agência Nacional de Transportes Terrestres abriu audiência pública para a Resolução Nº 3026, que revê os orçamentos das concessões das rodovias federais que passam pelas regiões Sudeste e Sul. A consulta à sociedade será realizada por meio de sessão pública no dia 12 de janeiro de 2011. Até lá, a instituição recebe contribuições por escrito.

A audiência foi aberta para debater o reajuste das tarifas referentes aos serviços prestados, muitos deles não previstos nos contratos iniciais. Se os cálculos apontarem prejuízo ou favorecimento às concessionárias, podem ser modificados valores como a Tarifa Básica de Pedágio e pagamentos de custos adicionais, além de possibilitar a prorrogação do contrato.

A proposta de resolução pode ser conferida na íntegra no site da ANTT. Quem quiser participar da audiência deve enviar contribuições por escrito até as 18h do dia 13 de janeiro de 2011, por meio do formulário também disponível na página eletrônica da agência.

A sessão pública ao vivo será realizada no dia 12 de janeiro, das 14h às 18h, no Auditório da ANTT, localizado no SBN, Qd. 2, Bl. C, do Ed. Phenícia, em Brasília (DF). A lotação máxima do auditório é de 100 lugares.

Se aprovada, a nova resolução se aplica às seguintes concessionárias:

- Concessionária da Rodovia Presidente Dutra – Nova Dutra
- Companhia de Concessão Rodoviária Juiz de Fora-Rio – Concer
- Concessionária Rio-Teresópolis S. A. – CRT
- Concessionária da Ponte Rio-Niterói S. A. - Ponte
- Concessionária da Rodovia Osório – Porto Alegre – Concepa
- Autopista Litoral Sul S.A.
- Autopista Planalto Sul S.A
- Autopista Régis Bittencourt S.A.
- Autopista Fernão Dias S.A.
- Autopista Fluminense S.A.
- Transbrasiliana Concessionária de Rodovia S/A e Rodovia do Aço S/A
- Ecosul

Fonte: Portal CNT

Um comentário:

Anônimo disse...

Uma licitação conhecida como PORTO MARAVILHA que pretende melhorar o transito na Avenida Rodrigues Alves e na Praça 15 na cidade do Rio de Janeiro, dando direito a concessionária explorar o local (até agora não entendemos como vão explorar, se pedágios, etc. que realmente de o retorno desejado com o lucro imaginado), causa espécie por estar no projeto à demolição da via elevada conhecido como VIADUTO DA PERIMETRAL, via essa que foi feita exatamente pra desafogar o transito com RECURSOS PÚBLICOS DO CONTRIBUINTE, e encontra-se em perfeito estado, apesar de abandonado.
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- Ora, porque estariam interessados em demolir esse Viaduto da Perimetral?
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Acontece que o viaduto é feito com enormes vigas de aço aparente, que corre por baixo do asfalto e sobre o concreto das colunas de sustentação e são desmontáveis, removíveis e reaproveitáveis de acordo com o projeto inicial.
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Noticia que nos chega, é que tais vigas custam uma verdadeira fortuna (Bilhões de Dólares) e essas será considerado como sucata, lixo por ocasião do desmonte da estrutura do viaduto da perimetral, como se fosse estrutura padrão descartável e demolida. Favorecendo aqueles que vão se apoderar destas vigas e reaproveitá-las, em outras obras.
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Comenta-se que serão vendidas para o Rodoanel em Caxias, e S.J. Meriti por preços exorbitantes e também para a TransOlimpica onde terá novos viadutos e AVENIDA com pedágio no Bairro de Magalhães Bastos.
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Ou seja, esta embutida no projeto dessas obras tais investimentos pra vias expressas com novos viadutos, mas na verdade vão fazer um arrumadinho, sobre algo que vale bilhões. Locupletar e rachar a grana nesse mega esquema de corrupção que esta dominada e cartelizada no Rio de Janeiro.
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- Porque a prefeitura esta reformando e ampliando o viaduto de Manguinhos com recursos públicos de impostos se a via esta concedida a LAMSA e essa cobra pedágio, exatamente pra esse fim?
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Causa preocupação, ver a placa da prefeitura no viaduto de Manguinhos sobre a AVENIDA BRASIL, ou seja, na via expressa concedia por PPP e Pedagiada pela LAMSA como concessionária responsável pela conservação e obras emergenciais para melhorar o fluxo de transito, desta avenida.
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– Pra que pedágio LAMSA se na hora das melhorias o Município arca com os custos com os impostos cobrados do contribuinte?

http://sites.google.com/site/arrudafilialriocom/