No interior de São Paulo estão as melhores estradas do Brasil. E lá também está o maior número de pedágios. É pedágio que não acaba mais. Dá até dor no braço de tanto pagar pedágio. O ideal seria ser um polvo, ir trocando de braço a cada parada.
E as moedas dos trocos se espalham pelo carro. Parece a casa do Tio Patinhas. É moeda pra todo lado. E os recibos do pedágio se esparramam pelos porta-trecos. Se reciclar tudo, dá para imprimir uma bíblia.
Viajar pelo interior de São Paulo tem também seu lado bom. Ali você se depara com o melhor do Brasil, em termos de indústrias, obras, riqueza mesmo. Há restaurantes excelentes. Vê-se belos carros a cada instante, BMW, Mercedes, Audi etc.
Mas como nada é perfeito, os pedágios são infinitos. Chega a ser revoltante, principalmente considerando o que se paga de impostos no país.
Saindo de São Paulo, a situação se inverte. Em Minas Gerais, por exemplo, são poucos os pedágios, mas o que não falta são estradas perigosas, estreitas, repletas de curvas e carentes de acostamentos.
O que acontece de paulista se acidentar em Minas é um absurdo. Não estão acostumados. Lá eles têm estradas. Aqui nós temos caminhos.
Esse é o Brasil, que só funciona quando tem a iniciativa privada à frente. Só que a iniciativa privada cobra muito caro. Em suma, seja através dos governos ou dos investimentos particulares, o que temos não satisfaz. É muito pouco, é injusto. Não só no tocante às estradas, mas também à saúde, educação e por aí vai.
E assim o brasileiro vai tocando a vida. As estradas, na maioria, são verdadeiros açougues. Já reparou no número enorme de cruzes espalhadas pelas estradas desse país? Preste atenção. É impressionante.
Concluindo, a grande verdade é que, apesar de melhorias dos últimos anos, no Brasil ainda vivemos e dirigimos pela contramão. Salve-se quem puder.
# Sandro é jornalista e diretor de marketing da www.geraistecnologia.com.br
4 comentários:
Formas de protestar contra os pedágios, abusivos sempre em valor e em quantidade. Pague com notas graúdas (de 50 ou 100), e jamais facilite o "quebrado" com moédas, não instale o tal de SEM PARAR ou VIA FÁCIL, Fácil? só se for pra eles, pois voçê está pagando para eles economizarem com menos funcionários nas cabines, nunca aceite aquele "posso ficar te devendo dez centavos? NEM CINCO! responda, e por fim não acredite em político nenhum principalmente naquele que prometeu terminar o Rodoanel de São Paulo e não cobrar pedágio nele, pois não cumpriu nem uma das duas promessas! Formas de protestar contra os pedágios, abusivos sempre em valor e em quantidade. Pague com notas graúdas (de 50 ou 100), e jamais facilite o "quebrado" com moédas, não instale o tal de SEM PARAR ou VIA FÁCIL, Fácil? só se for pra eles, pois voçê está pagando para eles economizarem com menos funcionários nas cabines, nunca aceite aquele "posso ficar te devendo dez centavos? NEM CINCO! responda, e por fim não acredite em político nenhum principalmente naquele que prometeu terminar o Rodoanel de São Paulo e não cobrar pedágio nele, pois não cumpriu nem uma das duas promessas! v
TransOlimpica & Linha Amarela – imagine visitante saber que vai pagar dois pedágios na AVENIDA pra assistir as OLIMPIADAS
CARIOCA PAGA 5 VEZES AO TRANSITAR NA AVENIDA: PEDAGIO LAMSA, CIDE/COMBUSTIVEIS, ICMS, IPVA E O IPTU...
ÚNICA cidade com PEDÁGIO NA AVENIDA Rio de Janeiro “RETWITEM” >>>SUA CIDADE PODE SER A PRÓXIMA<<<
Postar um comentário