A juiza federal Gizele Lemke, da 2ª Vara Federal de Curitiba, acatou pedido de interpelação judicial feita pelo Forum Nacional Contra o Pedágio contra o governador Beto Richa (PSDB) e a União Federal (representada pela Advocacia Geral da União). O Fórum Nacional Contra o Pedágio entrou com ação para suspender as negociações entre o governo do Paraná, através do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) com as empresas Concessionárias das 27 praças de pedágio que compõem o Anel de Integração do Paraná.
Os integrantes do Fórum sustentam que não pode haver nenhum tipo de acordo entre governo e empresas enquanto não for julgada a ação anulatória que tramita na 2ª Vara Federal, em que se discute a nulidade de todos os termos aditivos firmados (primeiro e segundo) entre o Estado do Paraná e as concessionárias.
A entidade alega as empresas de pedágio causam prejuízos aos usuários por não cumprirem o cronograma das obras previstas nos contratos originais com o governo do Estado, como as duplicações nos trechos onde há pista simples (e respectivas desapropriações) a serem pagas exclusivamente com o dinheiro da arrecadação das tarifas e não com outras verbas públicas. Alega também que os ajustes não tiveram a participação, que seria obrigatória, da União, titular do domínio das rodovias federais e do Ministério Público Federal.
Entre os seus argumentos, o Fórum Nacional ressalta que todas as negociações, como eventuais prorrogação de prazo, redução de tarifa, exclusão de obrigação de obras previstas nos contratos originários dependem da conclusão do referido processo, sob pena de responsabilidade civil (dano ao erário), funcional (improbidade administrativa) e criminal (crime de responsabilidade) do gestar público.
Fonte: jornal O Estado do Paraná.com.br
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Não sabia que o Forum Popular tinha advogados e entra com ações. "Fiquei surpreso e zangado, muito zangado..." Por que você não me ajuda, só porque estou no Rio de Janeiro. Pois saiba, que o pedágio em AVENIDA é o único no Rio de Janeiro e eles estão calados pois querem formar uma jurisprudência, assim que conseguirem vão entrar em todo Brasil. Já estão indo pro 2o. Pedágio em AVENIDA que é o da TransOlimpica. Como você sabe eu tenho bastante documentos que podem ensejar uma batalha judicial em favor do Brasil contra o PEDÁGIO URBANO EM AVENIDA. Venha no nosso TWITTER e veja a documentação aqui @LuizPCarlos.
Força contra A prorrogação de pedágio! Não é possível sermos esfolados por mais 15 anos!
Postar um comentário