23 fevereiro 2010

Serra desafia Emidio e Furlan a reduzir valor dos pedágios

Pré-candidato à presidência, o governador de São Paulo, José Serra (PSDB), voltou a defender os pedágios pelos benefícios que geram e desafiou novamente o prefeito de Osasco, Emidio de Souza (PT), a devolver os 5% de ISS que arrecada com as praças de cobrança ou devolver este dinheiro aos cidadãos que pagam a taxa no trecho da rodovia que corta a cidade.

BOM DIA - Quem sai de Barueri e Osasco necessariamente tem que pagar o pedágio, tanto que a Justiça concedeu uma liminar ...

José Serra - Mas não é para tanto, a Justiça dá liminar para lá e para cá, não é só porque a Justiça deu ...

Como o estado tem tratado a questão específica do pedágio nesse ponto da Castello?

Serra - Mudança, como essa do pedágio, sempre produz um problema local aqui e um problema local acolá, é meio inevitável isso, mas a gente tem que olhar no agregado [...]. A prefeitura arrecada dinheiro do pedágio, ela arrecada o teto de 5% de imposto sobre serviço. Eu quero dizer o seguinte: os prefeitos de Barueri e de Osasco estão livres para devolverem o quanto arrecadam com o pedágio para a população que paga pedágio. Se pesar tanto, eles podem devolver, porque todas as prefeituras por onde passa a estrada sob concessão, arrecadam impostos em cima do pedágio, uma parte do pedágio é imposto da prefeitura. Dessa forma, quem estiver desconforme com esse pedágio pode devolver para a população. O pedágio médio, no caso da Castello, caiu 57%.

Eu discordo um pouco desse valor de 57% porque, na verdade, o valor é o mesmo para quem viaja de Sorocaba a capital.

Serra - Mas no trecho, que antes você pagava 100%, agora você paga 43%.

O que eu quero dizer é que o preço é o mesmo, mas foi desmembrado para ser pago um valor num pedágio e outro valor no pedágio seguinte.

Serra - Mas se você sair em seguida ao primeiro pedágio você continua ganhando. É nisso que insisto. Nós fizemos uma pesquisa, 80% da população aprovou a mudança. [...] Mas no caso de Osasco e Barueri você tem que contar as obras complementares. Fui inaugurar outro dia o ‘Cebolão’ e todas as alças, todo o complexo viário para Jandira, para Itapevi e Alphaville. [...] Tanto que a prefeita, por exemplo, de Itapevi que é do PT [Ruth Banholzer], estava adorando a obra e aprovou a questão do pedágio, recebeu um benefício direto e grande, e vai receber mais. Nós estamos consertando a estrada [SP-29] que caiu e vamos fazer um acesso com outra categoria em Itapevi. Isso já está previsto, e vai sair com o dinheiro das concessões.

Quando o senhor fala ‘categoria’ é em termo de qualidade de obra?

Serra - De amplitude, uma obra melhor, essa estrada, se não me engano, é uma pista dupla. Vai ser feito uma coisa mais ampla.

Fonte: Rede Bom Dia.

Nenhum comentário: