01 dezembro 2008

Fórum defende redução de 50% na tarifa do pedágio

O coordenador do Fórum Popular Contra o Pedágio, Acir Mezzadri, vai propor nesta terça-feira (2), na audiência pública que será realizada na Assembléia Legislativa, a redução de 50% nos valores cobrados nas 25 praças do pedágio no Paraná. "Isso é altamente factível. Nós não podemos permitir que essa farra. Temos que impedir que essa facada no bolso do contribuinte paranaense", disse Mezzadri em entrevista a Agência Estadual de Notícias. "Tudo circula pelas nossas rodovias, que são públicas, no momento em que se paga o pedágio, automaticamente o preço é embutido no produto final e todos nós pagamos a conta, principalmente o trabalhador da grande massa do Paraná e do Brasil", completou.
Leia a seguir a entrevista.
As concessionárias alegam que os aumentos estão previsto nos contratos assinados ainda no governo Jaime Lerner. Esses contratos são justos?
Acir Mezzadri - A forma que se elaboraram os contratos de concessão é uma agressão ao povo do Paraná. Os contratos são tão perversos que tiram a autoridade do governo federal e dos governos estaduais para colocar um paradeiro em cima do apetite financeiro das concessionárias. O pedágio é uma farra e na forma com que se estabeleceram os contratos, para 20 anos, todo mês de dezembro, o Papai Noel aparece bem sorridente e bem robusto para abastecer o apetite dessas grandes empresas.
Qual é a principal proposta do Fórum contra os seguidos aumentos?
Mezzadri - Eles aumentaram o pedágio, em média, em 10% e nós precisamos encontra uma solução de preço praticado no Brasil. Estaremos apresentando uma proposta clara e factível no Plenarinho da Assembléia Legislativa nesta terça-feira, 2, às 10h. Convidamos a imprensa do Paraná e queremos convidar todas as pessoas, as entidades e, principalmente, os movimentos sociais para que venham conosco porque temos grandes entidades se mobilizando e estudando com muito critério esses contratos. Estaremos apresentando uma solução para a redução, não apenas contra esse aumento de 10% e sim uma redução de 50% nos valores cobrados no pedágio. Isso é altamente factível e temos que aprofundar essa discussão. Nós não podemos permitir que essa farra. Temos que impedir que essa verdadeira facada no bolso contribuinte paranaense se perpetue e continue acontecendo como está.
Como o fórum recebeu a notícia do aumento e o que está articulando para tentar mudar isso? Mezzadri - Nós recebemos com indignação assim como a população do Paraná está indignada. Eu lembro que quando se inaugurava uma estrada em qualquer cidade do país, tinha inauguração com vereador, com prefeito, deputado, até o presidente da república, principalmente o governador participava. Eu não vi nesses 10 anos de pedágio, não vi em momento algum, inauguração de praça de pedágio com autoridade presente. Isso é um sinal que alguma coisa está ocorrendo. Eles correm das inaugurações.
BONDENEWS - PARANÁ

Nenhum comentário: