15 julho 2009

BRs 324 e 116 terão pedágios em fevereiro de 2010

Quem utiliza as BRs 324 e 116 terá que pagar pedágio a partir de ... Parabéns PT, para quem sempre foi contra a privatização, agora aceita de braços abertos ...

Quem utiliza as BRs 324 e 116 terá que pagar pedágio a partir de fevereiro de 2010. O contrato de concessão das rodovias prevê a instalação de sete postos de cobrança. Entre Feira de Santana e Salvador serão dois: um na altura de Simões Filho e o outro nas proximidades de Amélia Rodrigues.

Na BR-116, serão cinco postos: em regiões próximas a Santo Estêvão, Milagres, Manoel Vitorino, Poções e Veredinha. Os valores também já estão definidos: R$ 1,70 por trecho na BR-324 e R$ 2,20 por cada posto de pedágio na BR-116.

Levando em conta estes valores, o motorista que quiser viajar entre Salvador e Feira de Santana terá que pagar R$ 3,40. Ida e volta R$ 6,80. Já quem parte de Feira e quiser ir até a divisa com Minas Gerais terá que gastar R$ 11. Estes valores serão reajustados anualmente, de acordo com o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

O próximo dia 30 de julho, quando for assinado o termo de concessão entre a Agência Nacional de Transportes e o Consórcio ViaBahia Concessionária de Rodovias, será o ponto de partida para que 667 km de duas das mais importantes rodovias federais da Bahia se tornem estradas pedagiadas.

Quem utiliza as BRs 324 e 116 terá que pagar pedágio a partir de ... Parabéns PT, para quem sempre foi contra a privatização, agora aceita de braços abertos ...

O contrato prevê a concessão para exploração da iniciativa privada por 25 anos dos trechos da BR-324 entre Salvador e Feira de Santana e da BR-116 entre Feira de Santana e a divisa com Minas Gerais.

Dois trechos de rodovias estaduais também serão geridas pelo consórcio: serão 9,3 quilômetros da BA-526 e quatro quilômetros da BA-528, que integrarão o complexo ao Porto de Aratu. Nas áreas estaduais, no entanto, não haverá cobrança de pedágio.

A concessão exige como contrapartida a recuperação da infraestrutura das rodovias, além da prestação de serviços de manutenção periódica, segurança e fiscalização. As duas rodovias, segundo a Agência Nacional de Transportes, estão com pelo menos dois terços do pavimento com uma qualidade inferior à mínima exigida.

Fonte: João Pedro Pitombo :A Tarde On Line - Salvador,BA,Brazil

3 comentários:

Anônimo disse...

A alegação do governo para justificar as privatizações continua a mesma, as estradas estão em péssimo estado. Aí eu pergunto: e os impostos pagos, tão caros, servem pra que? É muito cômodo não cuidar das estradas e usar isso como justificativa para as privatizações. Qual a diferença mesmo entre direita e esquerda no Brasil heim? A antiga direita age exatamente da mesma forma que sempre criticou!!!

Anônimo disse...

Quais vão ser os protestos contra a privatização das Br's 324 e 116? A justiça não vai ser acionada contra este disparate?

Unknown disse...

Se vocês preferem circular por estradas sucateadas em péssimo estado de conservação fazendo viagens longas e cansativas e colocando em risco a própria vida...
Em São Paulo, uma viagem de 350 km pode custar R$ 50 (São Paulo Ribeirão Preto) mas em compensação esses 350 Km se transformam em 35, tamanho o conforto, segurança, rapidez e desgaste quase nulo do veículo.
Claro que com os impostos absurdos que pagamos era pra termos estradas excelentes sem pagar pedágio, mas isso é utopia e ser contra o pedágio propondo isso é infantilidade.