22 julho 2009

Mandirituba e Fazenda Rio Grande reclamam de pedágio

O Ministério Público Federal intermediou ontem uma reunião entre a concessionária Autopista Planalto Sul, vereadores e representantes dos executivos de Mandirituba e Fazenda Rio Grande.
Os representantes dos municípios entregaram um documento com diversas reivindicações para adequação do trecho da BR-116 administrado pela concessionária.

Segundo eles, as condições da estrada travam o desenvolvimento econômico e implicam em prejuízos.Dentre as propostas dos munícipes quanto à adaptação da concessão está a isenção da cobrança da tarifa de pedágio para veículos com placas de Mandirituba e Fazenda Rio Grande. Além disso, foram propostas também a construção de trincheiras e obras de segurança, como passarelas, no perímetro urbano da rodovia.

Um dos pontos mais criticados durante a reunião foi o posicionamento da praça de pedágio, instalada em área urbana. De acordo com o prefeito de Mandirituba, Antônio Maciel Machado, o ponto deveria ter sido instalado em outro local da rodovia.

Segundo ele, empresas estariam pagando diariamente pedágio para buscar serviços e produtos que são procurados em Curitiba. “Algumas empresas não estão se dispondo a investir em Mandirituba porque teriam que pagar pedágio diariamente para fazer a logística com a capital.”

A vereadora de Fazenda Rio Grande Lirani Mara Franco ressalta que, embora outras reuniões já tenham discutido o assunto, a participação de pessoas da concessionária com pouco poder de decisão trava o avanço das negociações.

“Dizem que algumas das ações dependem da ANTT (Agência Nacional de Transporte Terrestre). Por isso vamos exigir a presença da agência reguladora e de um representante da concessionária que tenha poder de decisão na próxima reunião”, afirma.

Da reunião, que foi marcada para atender a uma solicitação do Fórum Popular Contra o Pedágio, deveriam participar pessoas ligadas à ANTT e à concessionária que explora o trecho.

Porém, apenas um representante do departamento jurídico da Autopista Planalto Sul compareceu. Em 15 dias uma nova reunião deve ocorrer.A assessoria de imprensa da concessionária Autopista Planalto Sul informou que a empresa recebeu o convite para participar da reunião de última hora. Segundo a concessionária, o convite não deixava claro o tema a ser tratado e, por isso, o departamento jurídico ainda está analisando a pauta de reivindicações dos municípios.

Newton Almeida : O Estado do Paraná.

Nenhum comentário: