20 abril 2010

Requião testemunha a favor de Lerner

Curitiba - O ex-governador Roberto Requião compareceu, ontem, à 3 Vara Federal Criminal para defender um antigo adversário político. Ele foi convocado a testemunhar a favor de seu antecessor no Governo do Estado, Jaime Lerner, no processo que Lerner responde, junto com outros sete réus - entre eles o ex-ministro dos Transportes, João Henrique de Almeida Sousa - acusados de terem infringido a Lei de Licitações.

Lerner teria, com a autorização do Governo Federal, acrescentado um trecho de 42,9 quilômetros ao contrato de concessão de estradas com a concessionária Caminhos do Paraná. Autor da ação, o Ministério Público Federal (MPF) entendeu que o trecho da rodovia BR-476 entre Araucária e Lapa deveria ter sido objeto de licitação. Na denúncia, o procurador da República João Vicente Beraldo Romão, argumenta que a própria União reconheceu a ilegalidade e editou uma portaria declarando a nulidade ''em se condicionar a delegação de novo trecho de rodovia federal à circustância da sua concessão ser atribuída a determinada empresa sem a realização do competente processo licitatório.

Romão afirma, ainda, que o procedimento tramitou em ''tempo recorde'' - o aditivo ganhou parecer favorável e estava autorizado três dias após o seu recebimento.

Requião foi chamado para testemunhar porque foi quem assinou, 11 meses depois, a autorização para que a concessionária cobrasse pedágio no trecho. Segundo o advogado de Lerner, José Cid Campelo Filho, Requião alegou não ter conhecimento prévio de que se tratava de um aditivo e afirmou que teria tentado anular o contrato judicialmente, mas foi impedido por uma decisão liminar. Requião não quis comentar o assunto.

Marcela Rocha Mendes

Equipe da Folha

Um comentário:

Anônimo disse...

*
PEDÁGIO PRA DISSIMULAR C2 DOS BANDIDATOS !

CRECIMENTO DE “PEDAGIOS” CONCEDIDOS PELOS PARTIDOS DEM-PSDB-PT LOTEARAM BRASIL PRA PULVERISAR CAIXA2
*
MAQUINA DA CORRUPÇÃO FUNCIONARÁ ASSIM:
*
PARA BLINDAR O ESQUEMA FORMAM UM CARTEL ENVOLVENDO FUNDOS DE PENSÃO E FINANCIMANTOS EM MOEDA ESTRANGEIRA, ISSO PRODUZ NA JUSTIÇA A FUNDAMENTAÇÃO COM BASE NA FIGURA – PERICULUN IN MORA – QUE NÃO PERMITE DESMONTAR O ESQUEMA
*
DINHEIRO VIVO NA MALA OU CUECA - CABINES DE ARRECADAÇÃO FICA INTERMITENTE VARIANDO E SIMULANDO SISTEMA FORA DO AR EMITINDO RECIBOS NÃO CONTABILISADO ATÉ SOMAR MONTANTE CUJOS VALORES SERÃO REPASSADOS AO C2 E DISTRIBUIDOS TIPO MENSALINHO A AUTORIDADES CONIVENTES...