15 fevereiro 2011

Resposta do Frade Demetrius dos Santos Silva sobre a decisão do Ministério Público de São Paulo de retirar a cruz das repartiçoes públicas

Palavras do Frade Demetrius dos Santos Silva, publicadas no jornal ‘Folha de São Paulo’ de 09/08/2009:

“Sou padre católico e concordo plenamente com o Ministério Público de São Paulo, por querer retirar os símbolos religiosos das repartições públicas.

Nosso Estado é laico e não deve favorecer esta ou aquela religião. A Cruz deve ser retirada!

Jamais gostei de ver a Cruz em tribunais, onde os pobres têm menos direitos que os ricos e onde sentenças são vendidas e compradas.

Não quero ver a Cruz nas Câmaras Legislativas, onde a corrupção é a moeda mais forte.

Não quero ver a Cruz em delegacias, cadeias e quartéis, onde os pequenos são constrangidos e torturados.

Não quero ver a Cruz em prontos-socorros e hospitais, onde pessoas pobres morrem sem atendimento.

É preciso retirar a Cruz das repartições públicas, porque Cristo não abençoa a sórdida política brasileira, causa da desgraça dos pequenos e dos pobres.”

Foi uma resposta ao Ministério Público que, em 4 de agosto de 2009, ajuizou ação pedindo a retirada dos símbolos religiosos das repartições publicas.

26 comentários:

Unknown disse...

Antes de mais nada, quero dizer que sou católico até debaixo d'água, não sou funcionário público e nem tenho o menor interesse em política, mas devo dizer que me envergonha ver tais palavras proferidas por um frade.
Não por causa da cruz, porque acho que símbolo nenhum deve estar exposto por aí e nem ser empurrado goela abaixo dos outros, sem dúvida Jesus Cristo jamais quis isso.
Por outro lado, me orgulho da "MAIORIA" dos tribunais, onde centenas de bandidos, assassinos e pedófilos são julgados, condenados e encarcerados, embora muitos se safem através da corrupção.
Também me orgulho de um país repleto de Câmaras Legislativas democráticas, em vez de ter ditadores tiranos que ocupam o poder e oprimem o povo de acordo com a sua vontade, embora saiba que muitas eleitos dessas câmaras são corruptos, mas sempre colocados lá por nós, ajudados por líderes comunitários, entre eles muitos párocos.
Sinto orgulho dos homens e mulheres que trabalham em delegacias, cadeias e quartéis, onde diariamente se encarceram e se prendem aqueles que invadem nossas casas, matam, estupram, roubam e traficam drogas para nossos filhos, embora não passe despercebido que ainda há muito para se fazer nesse sistema.
E o que dizer de heróis que trabalham em prontos-socorros e hospitais (muitas vezes em 2 ou 3 ao mesmo tempo)? Só quem nunca sofreu um acidente grave pode julgar tantos pelo comportamento de tão poucos, pode condenar profissionais quando o que falta são recursos.
É preciso retirar a Cruz de muitos lugares, porque Cristo não está pregado nela a mais de 2 mil anos. Está vivo nos corações daqueles que preferem fazer a julgar.
Julio Stedile (apenas mais um brasileiro)

Anônimo disse...

O PADRE ESTÁ MUITO MAIS QUE CERTO

Fernanda disse...

Quando li a opinião do padre, a primeira coisa que senti foi indignação, pois muitos acham que ele falou pelos cristãos, que pena.

Depois pedi que Deus tivesse misericórdia dele, pois o príncipe deste século o cegou.

Jesus veio para os doentes, não para os sãos.

Tive em uma UTI por causa de um tumor no ouvido, por 10 dias, a única coisa que visualizava na parede lisa e branca, era um crucifixo, apesar de saber que Jesus vive e portano não está morto, pregado nela, essa era a representação daquele símbolo, naquela UTI, eu tinha muita dor, estava consciente e pedi para ele me levar se fosse Sua vontade, mas não foi.

Com o passar dos dias ali, eu olhava constantemente para aquela cruz, pensamentos sobre Jesus me vinham, até que dei forma ao seguinte pensamento: Ele, Jesus comigo ali na UTI, Ele padeceu tanto, e agora, mesmo naguela cruz, pregado no sofrimento, O vi me carregando, aliviando minhas dores.

Isso foi o que vi, pensei, num momento que passei na vida.

Penso hoje, quantos padecem e ao mesmo tempo, terão que ver somente uma parede lisa e branca?

Que Deus se compadeça e tenha misericórdia de nós.

João Mezzomo disse...

1. Com todo o respeito à manifestação do padre, não me parece que essa era a posição de Jesus. Em inúmeras passagens ele nos mostrou que veio não para os perfeitos, mas para os pecadores. Também disse que devemos “dar a Cesar o que é de Cesar”, ou seja, o mundo é imperfeito e tem suas leis, que devem ser respeitadas. Até por que, ninguém é perfeito. Se fossemos seguir o critério que o padre aponta, talvez fosse o caso de tirar os símbolos religiosos também de nossas igrejas.

Anônimo disse...

sou cristão! sou teologo. simplesmente quero barabenizar o frade pela ousadia e coragem de escrever a matéria; segundo porque penso que ele simplismente me representou com justiça e verdade, dizendo a verdade. não basta que a cruz como simbolo esteja nas paredes dos tribunais e câmaras dos poderes, se lá a suprema verdade não prevalecer. pois o que resta é o escarnio à cruz! pelo modo que se comportam diante das leis e do povo.

Anônimo disse...

Vale a pena lembrar que a CRUZ a que o Padre se refere SEMPRE esteve presente em todos os ´´ TRIBUNAIS DA SANTA INQUISIÇÃO `` onde inocentes sofriam todas as atrocidades da ´´ SANTA MADRE IGREJA``.

Isto posto, Verdade é verdade seu Padre.

Anônimo disse...

sim, vamos fdazer o que o MP e o dito Frade querem. Vamos prover o grande vacuum onde valores outros vão ocupar os espaços. As mulheres por ex podem adquirir suas burkas!
CALE-SE A VOZ DESTE FRADE IGNORANTE!

Cylene Gama disse...

Cristo nas delegacias pode consolidar ou despertar a fé dos criminosos, Cristo no antro das roubalheiras é o alerta que o dia do Juizo Final virá. Assim como a imagem do Cristo deve ser o farol dos que naufragam, o tal Frade deveria fazer proselitismo na Zona, nos bordéis e nas bocas de fumo, é lá que sua palavra se faz necessária.

Anônimo disse...

O frade está coberto de razão. O sistema público e político brasileira são maldiçoados.

E ainda vem aqui falar mal do frade, os barnabés que se locupletam do nosso dinheiro, provendo péssimos serviços. Eu digo: PÉSSIMOS SERVIÇOS.

O Brasil precisa de mais frades como este e menos, muito menos, dos barnabés mercenários do serviço público.

Fabio disse...

Bando de ignorantes!! O Frade está ironizando a decisão do tribunal de retirar os simbolos, não é dele a decisão de retirar-los, leia a notícia antes de comentar analfabetos!!!

Anônimo disse...

se for assim então vai ter que tirar a cruz das igrejas onde missas são rezadas por padres pedofilos...

Anônimo disse...

Não é de agora que evita e se quer retirar a CRUZ espécie de sofrimentos e tudo que os lembrem trazendo ou atraindo maus fluídos e pensamentos ruins. Mais que o Estado laico a cruz deve ser retirada de todas repartições onde é peça figurativa, inclusive da religião que usurpa e inverte seu significado e, seus líderes e membros agem (ou deixam de agir) de forma contrária ao esperado e verdadeiro significados. Faltam-lhe com o devido respeito, quando, deveriam encará-la, deixando o orgulho, a soberba, a falta de arrependimento, a adoração de homens e outros pecados, que tomam o local e o poder da cruz, a morte do EGO, a Salvação de Deus, que socorre os fracos e sobrecarregados; todos que na realidade aos olhos de Deus são pequenos, não podendo ser constrangidos, desprezados ou preteridos.
Assim, apropriando e aumentando os argumentos do Frade Demetrius, o próprio Cristo quereria que a Cruz fosse retirada das "repartições" LAICAS E não laicas, das muitas facções e instituições religiosas ditas cristãs, que usam e afrontam, por ações e omissões, a Cristo e o verdadeiro significado da Sua morte na Cruz. Essa não poderia e nem deveria fazer parte das Fachadas, Torres, Altares e púlpitos e quaisquer outros locais nem ser objeto de uso pessoal, de declarações, confissões de fé, quando, os fatos, mente e comportamentos, deixam de expressar o objetivo, o significado, a verdadeira e a original mensagem de Vida, obtida pelo sacrifício de Jesus.
A Cruz, a Graça e Misericórdia não encontram lugar no tratamento das sentenças, prolatadas pela vontade dos religiosos que as usam em retribuição a sujeitos, que não os elevem a uma posição de autoridade, prestígio, nem lhes deem grandes somas, ofertas alçadas ou, em prestações mensais, dízimos e até mais bens frutos do suor do rosto de muitos pobres e incautos, que retiram do seu para o sustentar, principalmente os líderes das chamadas Igrejas ditas cristãs.
É preciso, que se repense o uso e até retirar a cruz dos templos e pessoas que não se sensibilizam ou não querem assistir aos carentes, prestar o socorro como enfermos e necessitados que preciasm de auxílio e carentes de recursos de toda sorte.
Muitos se escondem atrás da Cruz, do nome de Jesus, mas buscam a satisfação e promoção próprias, exigindo paga e favorecimento para manter suas castas e líderes, deixando os pacientes no caminho e corredores, por não vir atender as exigências desses maldosos. Isso, ocorreu com Jesus que, não satisfazendo os governantes da Religião e Estado, foi julgado e condenado a morte de Cruz, sem chance do devido processo legal, do contraditório, ou seja, sendo executado sem direito.
A Cruz deve ficar fora das instituições governamentais, do Estado Laico e também do interior e exterior das unidades, das torres, fachadas, locais de cultos públicos das instituições religiosas, ditas como sendo Igrejas de Cristo e, somente ser permitido o uso quando, de fato, suas ações expressem o morrer diário de cada um de seus membros, mortificados na Cruz (objeto), sepultados e, também ressurretos com Cristo (sujeito), para a VIDA ETERNA.
O próprio Cristo O qual, nos dias da sua carne, oferecendo, com grande clamor e lágrimas, orações e súplicas ao que o podia livrar da morte, foi ouvido quanto ao que temia. Ainda que era Filho, aprendeu a obediência, por aquilo que padeceu. E, sendo ele consumado, veio a ser a causa da eterna salvação para todos os que lhe obedecem (Hb 5:5-9)
Muitos crêem ser ricos, estar bem de vida e tendo tudo, precisam, mas faltam a experiência da Cruz, o negar a si mesmos, sendo pois, miseráveis, infelizes, pobres, nus e cegos e, necessitam ouvir a voz de Cristo para tomar a sua cruz, segui-lo, como corretivo e lição em suas vidas.
A Cruz e Cristo, objeto e sujeito, todo inclusivos, a realidade de Deus manifesta aos homens em Cristo e Sua Igreja, do contrário ficam de fora, mas à porta, Ele bate querendo entrar, para modificar nossas vidas (Ap 3:20)

Anônimo disse...

Essa igreja que se diz "santa madre igreja", cometeu no passado grandes atrocidades, jogando no fogo seus "desafetos", mostra Jesus Cristo crucificado e não deixou-O subir. A cruz deveria ser um simbolo e deveria estar vazia, porque Jesus subiu e está a direita de Deus Pai.

É uma pena, pois esse padre não fala pelos Cristãos.

Antonio - Vila Velha - ES

Marcos Eber Piotto disse...

Esse Frade Demétrius já se tornou meu super herói da coragem, verdade, um verdadeiro soldado de cristo, com certeza o senhor terá todo apoio de pessoas igual a min. que sofre esse tipo de descriminação em agencias bancarias, postos de saúde, tribunais, nem sei o que é isso, pois nunca tive dinheiro para pagar advogado, ministério publico o que é isso? Advogado de graça, onde? Acho que são aqueles homens com carrões lindos que nem perto passo chegar, senão posso ser confundido com ladrão e sem dinheiro para advogado La se vão 20 anos de minha vida preso, neste pais existem classificações sociais bem definidas boca grande bom de boca, boca boa, boca pequena, meia boca, boca fechada não entra mosquito, quando aparecem homens de coragem, falando verdade pura e crua vem os protetores do Brasil de faz de conta, criticam como que lobo mau que come criancinha é só padres e todos. Infelizmente vira algum excelentíssimo bispo ou qualquer coisa desta corja que são mais político do que servos de DEUS vão calar este Frade, infelizmente é assim que a banda faz barulho, mas a verdade dita jamais será esquecida pelo menos por mim, sou motorista trabalho quase 20horas por dia, sobrevivo com salário meia boca, e visto a carapuça, já fui e sou humilhado, constrangido, em muitos lugares publico, e em muitos nem perto posso passar. E quem critica nunca precisou passar por isto.

Gean Carlos disse...

Julio, Entendi que o Padre em questão está fazendo uma crítica ao sistema atual,tem muitas coisas como saúde, educação, segurança, etc... para o poder publico se preocupar, e não com um simbolo que remeta à paz, ao amor e à esperança.
Observe que nos tribunais só são condenados quem não tem dinheiro para pagar. Veja o caso do Jornalista que matou a namorada e passou mais de 8 anos "preso" em casa...
Você se orgulha de um pais cheio de Câmaras Legislativa. Mas me diga, você conhece algum deles? diga, enumere ao menos um trabalho que a câmara da sua cidade fez pelo povo. As câmaras e assembleias servem como fonte de renda (muita renda) e corrupção. Veja as ONGs de fachadas que nossos políticos de câmaras, assembleias, governo etc, criam para desviar nosso dinheiro. Você lembra em quem votou para deputado ou vereador?
Quanto às delegacias conheço bem a rotina, e posso garantir a você que só chega até lá o cidadão de bem para fazer uma denuncia (BO) depois de 2 horas e ainda ser mal atendido pelo agente de Policia e o bandido que foi pego roubando galinha para alimentar seus 10 filhos. Você acha que o bandido, traficante ou deputado, governador,chega até uma delegacia?
Acredito que você nunca ficou mais 3h em um hospital para no final uma atendente mal educada te avisar que o médico não veio. Ficou?
Concordo com você quando fala que Cristo está vivo em nossos corações, mas não concordo que temos Câmaras democráticas, sistemas de segurança pública perfeito, hospitais perfeitos.

Desculpa...

Gean Carlos (apenas um brasileiro tambem, só que indignado por ter que trabalhar de 06h às 21h e no final entregar 40% do que ganho para o governo desviar através de ongs e empresas de familiares)

Ratifico as palavras do Sr. Marcos Piotto. É isso aí.

Anônimo disse...

Sou ateu, mas tenho um Terço pendurado na cabeceira de minha cama e outro no retrovisor do carro, ambos presentes de minha sogra, a quem prezo muito e não deixaria de usar um presente dado com tanto carinho.

Não acho nada demais o uso de símbolos religiosos em qualquer lugar. Se um funcionário público é budista, por exemplo, deveria ter o direito de manter uma imagem de Sidarta Gautama, sobre a sua mesa de trabalho.

O Estado é laico, mas as notas de Real ostentam a frase "Deus seja louvado", macaquice que tenta imitar o Dólar que tem estampada a frase "In God We Trust", lema dos USA, que, em 1956, substituiu o lema original, que era, em latim, "E pluribus unum".

Quanto à opinião do suposto padre, nem vou comentar, tal é a quantidade de idéias preconceituosas emitida no texto, que chega ao ponto de ofender até os profissionais de saúde, que lutam, em sua maioria, para salvar vidas, mesmo que muitas vezes não tenham as condições adequadas para isso.´

É como se alguém dissesse que os padres não deveriam usar o símbolo da cruz, tendo em vista a enorme quantidade de pedófilos que infestam os quadros da igreja católica. Toda generalização é burra.

Nota Zero para o MPF e Zero para quem assina em baixo de textos preconceituosos.

Anônimo disse...

Muito infeliz este padre em misturar política partidária com religiaõ. Mais grave ainda é generalizar tudo.
Existem padres e padres, políticos e políticos.
Portanto é um show de infelicidade deste padre. Isto não tem nada a ver com coragem, todo o religioso tem de ser ético, isento,imparcial, ficar ao lado do povo, dos pobres, oprimidos, excluídos independente de qualquer governo de qualquer ideologia e doutrina. Portanto foi extremamente infeliz, algo lamentável, deplorável, grosseiro o erro deste padre.

Neidinhha disse...

Só posso dizer que de fato o Brasil precisa de Educação, mas no amplo sentido da palavra (conhecimento e bons modos,etc.) primeiro para se fazer uma compreensão de texto, depois para respeitar uma opinião, sem precisar ofender ninguém, pois a ofensa nada mais é que impor a sua opinião. Acreditem é possivel discordar sem ofensas (gentileza, geram gentilezas!).
Na minha compreensão contextual não vi generalização do Frade aos órgãos públicos, mas vi o que se vê estampado em nossos jornais, revistas, etc..infelizmente se avaliarmos o serviço público brasileiro dando nota de 0 a 10...para eficiência e elogios creio que as notas maiores seriam poucas...
E a falta de recursos para investir nos serviços públicos são dos governantes e não dos servidores (estou falando agora dos vocacionados)que fazem de tudo para atender bem mesmo faltando caneta, ou um par de luvas cirurgicas...
É uma vergonha essa má gestão dos recursos públicos, no País que mais se arrecada impostos no mundo...e aqui vemos os ricos ficarem mais ricos e os pobres sofrendo, com a falta de moradia, transporte público, sáude e educação.
Ah, sou brasileira tenho orgulho do nosso País (da natureza e do povo brasileiro que é receptivo e hospitaleiro) mas tenho ressalvas quanto aos nossos governantes e a justiça do poder

Anônimo disse...

Reverendíssimo Frade Demetrius

Não só o MP de São Paulo esta correto, mas também o Senhor pelas suas colocações.

Sou de família tradicionalmente Católica, fui batizado nela, fiz 1ª comunhão e crisma, frequentei a igreja evangélica Batista em períodos idênticos e fiz escola dominical, depois de atingir a maioridade frequentei terreiros de umbanda e aquibanda, frequentei também centros de espiritismo, chegando a uma conclusão logica e racional de que o fator principal em todas elas é o financeiro, por isso acredito que Jesus não se faz presente na grande maioria dos templos, casas religiosas, sabendo-se que lá não prevalece seus ensinamentos, principalmente o que ele deixou em mais evidencia que é a salvação, e o que é pior algumas estão vendendo o que ele ensinou de graça.

Portanto, hoje, religião é meio de arrecadação e não de salvação.

Razão pela qual concordo plenamente de que sejam retirados os símbolos religiosos de todas as repartições publicas, principalmente porque a simbologia que ali esta representada não deve respaldar corrupção, e isso é o que mais tem nos entes estatais.

Anônimo disse...

Enganam-se aqueles que pensam que os tribunais e repartições públicas exaltam o cristianismo ao ter símbolos religiosos nas suas paredes.
A cruz é para lembrar aos magistrados que o cristo crucificado foi produto do maior erro de julgamento da história. Ao lembrar, procura-se evitar erros de julgamento. Com as cruzes retiradas, o juiz pode até pensar que é Deus e ...

Um abraço,

Julio

Anônimo disse...

O salário do pecado é a morte,
a diferença é como se vive.

Quando estiverem do outro lado, responderão pelos atos prestados do outro lado, ou voce acha que está prestando contas aqui de coisas que fez do lado de la!

E depois tanto faz dadonde ta a cruz, somos todos pó da terra.

Esse planetinha pra quem não sabe é a prisão onde todos cumprimos pena.

Aquela ilhazinha onde alguém disse:
Joga lá e que se virem !!

Anônimo disse...

O salário do pecado é a morte,
a diferença é como se vive.

Quando estiverem do outro lado, responderão pelos atos prestados do outro lado, ou voce acha que está prestando contas aqui de coisas que fez do lado de la!

E depois tanto faz dadonde ta a cruz, somos todos pó da terra.

Esse planetinha pra quem não sabe é a prisão onde todos cumprimos pena.

Aquela ilhazinha onde alguém disse:
Joga lá e que se virem !!

Anônimo disse...

Pessoal,o Fábio tem razão. Vamos ler primeiro,entender depois e só comentar se tiver entendido a mensagem.Assim minimiza o risco de vocês escreverem tanta besteira. Valeu, Fábio.E o Frade tem razão, pois ele está criticando o sistema e não os bons profissionais que sabemos ainda existirem nesse Brasil.

Anônimo disse...

Estou surpreso com tanta BOBAGEM escrita nesse espaço. Um certo cidadão escreveu que a Santa Madre Igreja matava seus desafetos na inquisição. Será que ele sabe que GRAÇAS apenas a Igreja Católica, o ocidente se viu livre do islamismo primitivo (e não a ele ou de seus similares)???

Anônimo disse...

já uma outra "testemunha ocular" disse que inocentes eram mortos nos tribunais....

Vandilson Felix disse...

Alguém comentou que concorda com a proposta do frade que discorreu acerca da decisão do MP de S Paulo; outros aproveitam para botar o dedão na ferida 'igreja católica' que manda que seus seguidores abram mão de riqueza e luxo. No entanto todos os santos papas desfrutaram de muito luxo, riqueza e poder (e hoje não é diferente).
O resumo dessa opereta toda está na Bíblia, Jesus disse: ide e levai a palavra - só isso! Ele não disse para criar e disseminar religiões. Isso foi ideia do homo sapiens.
Vandilson Felix.