12 setembro 2008

SP-332 receberá duas praças de pedágio em 2009

Rodovia que liga Artur Nogueira, Cosmópolis e Paulínia à Campinas faz parte do lote de concessão da Rod. Dom Pedro I

Se você é um usuário freqüente da Rodovia General Milton Tavares de Souza, a SP-332, que liga as cidades de Artur Nogueira, Cosmópolis e Paulínia à Campinas, se prepare, pois dirigir pela rodovia vai ter um custo em 2009.
Isso porque a rodovia receberá, no segundo semestre do próximo ano, duas praças de pedágio: uma em Paulínia e uma em Engenheiro Coelho.A SP-332 faz parte do lote de concessão da Rodovia Dom Pedro I, em Campinas, promovido pela Artesp (Agência de Reguladora de Transporte do Estado de São Paulo), que foi anunciado na última semana.
O edital do estudo, que prevê a viabilidade financeira da concessão, indica onde os dois pedágios serão construídos.
O primeiro deles será instalado no quilômetro 129, em Paulínia, próximo ao Rio Atibaia e ao viaduto que dá acesso ao Portal Futurista da cidade, enquanto o outro será construído no Km 162, em Engenheiro Coelho.
O edital também prevê os valores máximos das tarifas: no pedágio de Paulínia, está estimado em R$5,09, enquanto o de Engenheiro Coelho, R$3,79. Porém, esses valores não são os finais e nem estão definidos.
Os valores finais serão definidos em um leilão, no dia 29 de outubro, onde vai vencer a concessionária que oferecer o menor valor.
Em dezembro desse ano, os contratos serão assinados.
As obras para instalação dos pedágios estão previstas para o segundo semestre de 2009 e só poderão ser iniciadas após uma série de melhorias que a concessionária vencedora do leilão será obrigada a realizar.
Entre essas melhorias, estão a construção de 22 passarelas e 41 trevos e retornos, além de 53 quilômetros de duplicação e implantação de rodovias, 83 de marginais e 155 de acostamento.
Segundo a Artesp, serão 2,41 bilhões investidos em obras de infra-estrutura, conservação, policiamento e postos de atendimento.
O monitoramento da rodovia também será alterado. A concessionária vencedora da licitação deverá adquirir, no mínimo, sete radares estáticos e dez conjuntos de radares fixos, implantados em 30 pontos aleatórios da rodovia.
Porém, mesmo com todas essas melhorias, os pedágios poderão se tornar uma dor de cabeça e atingir diretamente quem precisa se locomover entre as cidades diariamente, utilizando os transportes coletivos, pois os preços das passagens de ônibus, possivelmente, receberão um aumento na tarifa.
Elias de Souza, empresário e morador de Cosmópolis, é contra a construção dos pedágios e considera um “roubo” a cobrança para utilização da rodovia.
“As estradas deveriam ser mantidas através do IPVA que todos os que possuem um carro pagam”, critica.
Segundo o empresário, as tarifas cobradas nos pedágios não seriam abusivas se o País não tivesse tantos impostos a serem pegos pelos motoristas.
Jornal Paulinía.

18 comentários:

Unknown disse...

A concessão de novas praças de pedágio espalhadas pelo Estado de São Paulo e pelo Brasil é mais um desrespeito ao cidadão brasileiro. Obrigado a pagar os impostos mais caros do planeta, para ter o direito constitucional de ir e vir, na forma do IPVA, esse cidadão assiste com absoluto sentimento de impotência ao assalto planejado a seu bolso. Se a sociedade não se organizar para dizer um NÃO altissonante e determinado a esse estado de coisas, os aproveitadores e exploradores do povo, os mesmos que se dizem "defensores" dos direito do povo, aqueles que fazem os incautos acreditarem na falácia do falso dilema: ou pagamos pedágio para termos rodovias seguras, ou então trafegaremos por rodovias esburacadas e inseguras,sim, eles vão se tornar mais atrevidos para enfiar a mão no bolso do povo, a quem consideram "trouxas" a serem explorados. É possível sim ter boas estradas e bem cuidadas com a montanha de dinheiro arrecadado com o IPVA! Não precisamos acreditar no falso dilema, há outras alternativas. O povo tem de se manifestar, parar as rodovias pedagiadas, impedir a construção de novas praças de pedágio, dar um basta a essa palhaçada justificada por atos legislativos que atendem a interesses excusos, sem considerar a vontade popular. Basta! Basta! Basta de ser explorado! Quem não tem sangue de barata, que se manifeste contra esse bando de corruptos que não achou uma minha de ouro nas praças de pedágio...

Unknown disse...

Concordo com a cobrança de pedágio na rodovias sim, pois ela é mais democratica, pois só paga quem usa. Porém outros impostos relativos à consevação de rodovias deveriam ser reduzidos, para somente àquelas não não são cobradas. A privatização de rodoavia é um mal necessário para atual conjuntura do país, com povo sem instrução, e sem condições de eleger políticos íntegros, ou pelo menos corruptos. Pois acredito que a corrupção já faz parte da cultura do brasileiro.

Anônimo disse...

E quando a gente acha que já ouviu de tudo vê comentários como esse do Sr. Humberto. A corrupção deve fazer parte da cultura dele!!! não da minha, nem da de muitos brasileiros.

Essas concessões de rodovias(especialmente essas últimas 05) feitas pelo governo neoliberal do PSDB do Serra, são um absurdo sim!!!

Ir e Vir é direito constitucional sim!!!!

ter estradas dignas é obrigação da administração pública sim!!!

dá pra conservar as estradas com a atual receita do governo sim!!

Mais tributos (imposto, preço público, tarifa, taxa) é abusar da nossa pacificidade sim!!!

e quem discorda disso (ou nao entende isso) tá vivendo no país do faz-de-contas e precisa acordar!!!

Anônimo disse...

É incrível como o Governo não tem capacidade de administrar !!! Como é que uma empresa privada consegue ter lucros com o pedágio, com serviços de excelente qualidade na conservação, socorreo mecânico, ambulância, etc, e o Governdo, com toda a estruta do DER e seus engenheiros não conseguiram ????
Mesmo perdendo as principais rodovias (filé) para a empresas privadas, não conseguem manter o mínimo de condições das que restaram !!!!

É muita incompetência.....

Unknown disse...

Eu utilizo a SP-332 todos os dias para ir trabalhar como muitos cidadãos da cidade de Cosmópolis o fazem e esse pedágio vai nos afetar bastante. Agora eu pergunto: o que podemos fazer para impedir isso ?

Anônimo disse...

Infelismente não moramos nos EUA porque lá existem as auto-estradas que até compensa pagar pedágio. Agora, pagar pedágio em uma estrada dessa cheia de irregularidades e que quando chove acontecem inumeros acidentes devido a sua péssima construção, não dá !!! Acredito que com o pedágio os acidentes deste tipo serão de responsabilidade da concessionária do pedágio. è impressão minha ou é só o governo do PSDB daqui de SP que tem a mania de vender nossas estradas para concessionarias de pedágios??? Oque é feito com esse dinheiro ???Alguem pode me responder ???

Anônimo disse...

Já que o Sr Humberto acha certo a tarifa no valor abusivo de R$5,00 que querem cobrar (o que daria aproximadamente R$10,00 por dia) so pra se ir até Paulinia e voltar, totalizando R$260,00 somente de pedágio para uma pessoa que trabalhe 26 dias por mês, quem sabe, se eu perder meu emprego, ele não pague meu salário. Conseguir emprego em Cosmópolis já é difícil e por isso somos obrigados a recorrer as outras cidades e ainda tem gente que acha certo dificultarem ainda mais. Parabéns Sr Humberto, o sr é um homem de muita visâo...

Anônimo disse...

Se querem esta política de pedágio e imposto abusivo implantada no país todo é só votar no PSDB nas próximas eleições !!!
Viva O Serra , o Papai Noel dos empresários e Banqueiros !!

cristiano disse...

sou a favor de cobraça de pedagio em caso de acidente sempre tem viaturas de resgates da concessionaria proximo do local podendo salvar vidas, porem todos impostos e tbem cobraço das tarifas poderia ter valores que não prejudicam o bolso da população.....

Anônimo disse...

Maldita foi a familia real de Portugal que nos colonizou.
Os cobradores de impostos precedem de lá.
Vivemos hoje da mesma forma.
Quando o cidadão não tinha como pagar os seus impostos,cobradores """de impostos"""eram enviados para fazer essas cobranças e se não houvesse jeito de receber o pagamento em especie, traziam gado, pertences, escravos e por ai afora.
Infelizmente estamos nas mãos de corruptos no poder.
Uma grande parte deles são exilados politicos e quem os elegem são pessoas que de certa forma levam muita vantagem em os manter no poder.
Ex.: Se eu for uma pessoa que prestigia o banditismo e o pratique, vou escolher um candidato que atenda aos meus interesses.
Será dificil mudar isso, talvez impossivel

Rafael disse...

Ja que o estado de São Paulo e o principal estado pedagiado , por que o mesmo nao retira o famoso IPVA do estado , temos que pagar IPVA no meu caso 1.600,00 por nao pegaria esse dinheiro e pagaria pedagio afinal o governo ainda tem lucro com os pedagios

Anônimo disse...

POVO BURRO QUE NAO RECLAMA DE NADA SE FERRA SEMPRE. FIQUEM EM CASA

Anônimo disse...

BURROS AINDA PORQUE SE TIVESSEMOS FICADO COM AS TAXAS DE PORTUGAL ESTAVAMOS MELHOR E ESTARIAMOS NA COMUNIDADE EUROPEIA VIAJEM PARA PORTUGAL E PELO BRASIL. RS

Anônimo disse...

BURROS AINDA PORQUE SE TIVESSEMOS FICADO COM AS TAXAS DE PORTUGAL ESTAVAMOS MELHOR E ESTARIAMOS NA COMUNIDADE EUROPEIA VIAJEM PARA PORTUGAL E PELO BRASIL. RS

GERMANO GOMES disse...

Espero publicar em 2010 minha dissertação de mestrado Pedágios: aspectos constitucionais e natureza tributária.
Ao longo dos comentários que li, neste forum, gostaria de acrescentar três pontos:
a) Divisibilidade. A forma de cobrança de pedágio por barreira é injusta, ainda que o valor cobrado seja baixo. O Brasil possui estrutura tecnológica para que se introduza meios para o pagamento pelo uso efetivo.
b) A previsão constitucional é que pedágio se destina a vias conservadas pelo poder público. Não é aceitável que a cobrança inclua o custo de "investimentos". Vale lembrar que todos pagam CIDE no combustível e todos pagam IPVA. Certo que não têm destinação específica, (e este é o grande problema: cria-se tributo com um nome e usa-se o valor arrecadado para o que bem entende.
c) Não é justo atirar todo o custo para o usuário, porque a sociedade como um todo usa a estrada, no sentido de que ela é necessária para a integração nacional, para a defesa das fronteiras, para a interligação entre as populações. NO entanto, além de impor ao usuário o custo da manutenção, estão impondo o custo do investimento, da carga tributária, do valor pago como "prêmio" ao Estado de São Paulo, enfim, não se trata de cobrar pela conservação, mas de impor punições a quem NECESSITA utilizar a estrada.

ANTONIO CARLOS GERMANO GOMES
ENGENHEIRO CIVIL E ADVOGADO

Marly disse...

PELO AMOR DE DEUS GENTE!!! ALGUÉM PODE NOS AJUDAR???
MORAMOS NO BAIRRO CASCATA EM PAULÍNIA,OBRIGATORIAMENTE TEMOS QUE RETORNAR PRA VIR P/O CENTRO, ONDE TRABALHAMOS. R$ 7,30 POR DIA? PAGAR PEDÁGIO DENTRO DO MUNICÍPIO É LEGAL? PENSAMOS QUE DEVERIAM TER CONSTRUIDO UMA ESTRADA ALTERNATIVA PARA OS MORADORES OU ESTOU ERRADA?

Anônimo disse...

O sitema de privatização deve ter sido bem estudado, pois todas as ações movidas pela população contra a isntalação e valores dos pedagios estao sendo derrubadas.
Estamos pagando valores que comprometem o orçamento, todo dia vemos a insatisfação de todos quanto ao valor pago.Ninguem consegue expor realmente como é o calculo dos valores cobrados. O que estamos pagando é pelo serviço prestado ? ou pagando para que a concessionaria faça as benfeitorias acertadas no contrato ( nao se sabe ao certo onde e quando e o que sera)
O governo alega que é um investimento de milhoes, mas quem é que realmente esta pagando?.
Temos sim as melhores rodovias mas é a população que esta pagando muito alem de suas condiões para fazer e nao o governo estadual como nas propagandas

Sydnei disse...

Visto que a mídia afirma que as melhores estradas são as de São Paulo, deveriam todos estarem cientes que nenhuma das grandes estradas foram construídas pelo PSDB.

http://pt.wikipedia.org/wiki/BR-040

http://pt.wikipedia.org/wiki/Rodovia_Anhanguera

http://pt.wikipedia.org/wiki/Rodovia_Ayrton_Senna

http://pt.wikipedia.org/wiki/Rodovia_Castelo_Branco

http://pt.wikipedia.org/wiki/Rodovia_Dom_Pedro_I

http://pt.wikipedia.org/wiki/Rodovia_dos_Bandeirantes

Outra questão que acredito interessante é que após 16 anos de PSDB em São Paulo, um eleitor que hoje tem 32 anos (e tinha apenas 16 anos quando o PSDB entrou em São Paulo), não teve oportunidade de conhecer esta cidade como a locomotiva do Brasil e o retrocesso que o PSDB causou.

Grato