17 novembro 2009

Navegante conta uma história sobre pedágios no interior paulista

O Conversa Afiada reproduz abaixo o relato do amigo navegante Márcio Righeti:

Caro PHA!

Permita-me contar um pequeno trecho de minha história desde a década de 80, mais precisamente 1986, quando comecei a trabalhar na cidade de Araçatuba. Morava, então, e moro hoje em Bauru, mas quis o destino que eu fosse lá trabalhar numa construtora que parece não existe mais.

Pois bem, naquele tempo a rodovia era de mão única e o então governador, Orestes Quércia, iniciou a duplicação.

Depois veio o tal de Fleury e nada fez. A rodovia era um canteiro de obras. São 190 Km que eu viajava quase todo final de semana.

Aí veio o tal de “Covas” e numa tacada de genialidade de tucanalha resolveu criar praças de pedágios para prosseguir com a priv…, digo, duplicação. foram mais de 05 anos pagando pedágio, andando em desvios de obra, trechos sem acostamentos e todos os percalços de uma obra com direito a pagamento de pedágio, somente. A toda a duplicação desse trecho eu assisti desde o início. A grande satisfação era saber que eu não ia mais para Araçatuba a trabalho e sim para constituir família como as tenho hoje e, atualmente, viajo para lá para visitar minha sogra e parentes de minha esposa.

Mas, me sentia roubado diante do fato de pagar por algo que não estava à minha disposição: a duplicação completa da Rodovia Marechal Rondon.

Pois bem, após a duplicação, pagava e pago pedágios que todos são unânimes em dizer que são os mais caros do planeta. Porém dessa rodovia que não era ainda privatizada pagava dois pedágios até chegar a Araçatuba, no valor total de R$ 14,00, já que é cobrado num único sentido Capital-interior, por enquanto.

Bem, caro PHA, a questão é que após o Nosferatu privatizar essa rodovia, várias praças de pedágios já estão construídas e fico sabendo agora pelo jornal local da Record que o pedágio de Bauru a Botucatu, que saía por R$ 7,00, será cobrado agora com as novas praças e em duplo sentido por apenas R$ 21,00.

Vejam o absurdo, PHA: de R$7,00 para R$21,00, após privatização.

Quer dizer, com um pedágio que já era exorbitante, construiu-se, ou melhor, duplicou-se uma rodovia, e agora, apenas para manutenção, ao privatizar a manutenção ou rodovia, o preço do ped…, digo da extorsão, será três vezes maior de acordo com as previsões.

Conclusão: esse governo de … não quer é por a mão na massa, isso é TRABALHAR para o povo. Bando de …

Obrigado pelo espaço e abraços a todos!
Márcio Righetti

Blog: Paulo Henrique Amorim

Nenhum comentário: