13 agosto 2010

Novos pedágios e reajuste de tarifas aumentam lucro da OHL Brasil

SÃO PAULO - A Obrascon Huarte Lain Brasil (OHL Brasil), empresa do setor de concessões de rodovias, registrou lucro líquido de R$ 62,5 milhões, aumento de 36,7% em relação ao resultado do mesmo período do ano passado (R$ 45,7 milhões). Na comparação com o trimestre anterior, o lucro líquido avançou 11%, quando totalizou R$ 56,3 milhões. A receita líquida somou R$ 358,0 milhões no segundo trimestre deste ano, alta de 24,6%, ante o mesmo trimestre do ano anterior, e alta de 6,4%, frente ao primeiro trimestre do ano.

No balanço divulgado nesta quinta-feira, a empresa atribui o desempenho da receita ao início da cobrança de pedágio nas concessionárias federais, do crescimento do volume de tráfego nas concessionárias estaduais e ao reajuste contratual das tarifas de pedágio nas concessões estaduais e federais.

Pelas praças de pedágio das concessionárias federais, que englobam Planalto Sul, Fluminense, Fernão Dias, Régis Bittencourt e Litoral Sul, passaram 101.3 mil veículos no segundo trimestre deste ano, ante 74.1 mil veículos registrados no mesmo trimestre do ano anterior.

Em seu balanço divulgado nesta quinta-feira, a empresa ressaltou que o crescimento é atribuído a operação de 28 praças de pedágio durante todo o 2º trimestre de 2010, na comparação com o mesmo trimestre do ano passado, quando 22 praças estavam em funcionamento durante todo o período e 5 novas praças iniciaram operação.

Em fevereiro de 2009, foram reajustadas as tarifas básicas de pedágio das concessionárias Fluminense e Litoral Sul, considerando o critério de arredondamento na primeira casa decimal e a variação do IPCA entre fevereiro de 2009 e janeiro de 2010 (+4,59%). As tarifas de pedágio das concessionárias Fernão Dias e Régis Bittencourt não sofreram alterações devido aos critérios de arredondamento da tarifa básica dos contratos de concessões.

No entanto, para o segundo semestre deste ano, a empresa ressalta que, de acordo com os contratos de concessões federais, ainda resta a abertura da Praça 1 na Autopista Fernão Dias, com perspectiva de início de cobrança no início de setembro de 2010.

Pelas vias estaduais, que englobam Autovias, Centrovias, Intervias, Vianorte, passaram 38.7 mil veículos, aumento de 12% em relação ao mesmo trimestre do ano anterior. Ao todo, a empresa contabilizou 140 mil veículos. O aumento no volume total do período deve-se principalmente ao acréscimo de 15,3% no tráfego de veículos pesados e 7,8% no tráfego de veículos leves em virtude da recuperação da atividade econômica brasileira no período.

As tarifas das vias estaduais sofreram reajuste de 3,64%, de acordo com a variação acumulada do IGP-M entre junho de 2008 e maio de 2009, aplicado a partir de 1º de julho de 2009.

Os investimentos totais da OHL Brasil no trimestre somam R$ 175,8 milhões nas concessionárias, sendo que dentre os principais investimentos do trimestre está a implantação da cobrança bidirecional em quatro de cinco praças de pedágio da concessionária Centrovias.

A OHL Brasil encerrou o trimestre em questão com endividamento líquido de R$ 1,45 bilhão, 7,1% superior ao do primeiro trimestre de 2010. O nível de endividamento líquido da companhia é reflexo do cumprimento dos programas de investimentos

das concessionárias federais.

Em maio deste ano, a empresa pagou R$ 41,9 milhões de dividendos correspondentes ao dividendo mínimo obrigatório (25%) do exercício social encerrado em 31 de dezembro de 2009.

A OHL Brasil, por meio de suas nove concessionárias, administra rodovias localizadas nos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Paraná.

(Tatiana Schnoor Valor)


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