05 março 2011

Conselhão busca alternativas para definir modelo de novos pedágios nas estradas gaúchas

Conselhão busca alternativas para definir modelo de novos pedágios nas estradas gaúchas
Grupo montado por Tarso Genro deve apresentar resultados antes de 2013
Marcelo Gonzatto | marcelo.gonzatto@zerohora.com.br


Nos próximos meses, deverá ser definido o modelo de pedágio que moldará as rodovias por onde os gaúchos circularão pelas próximas décadas. O debate ocorrerá no Conselhão montado por Tarso Genro e tem prazo para apresentar resultados: antes de 2013, ano em que se encerram os atuais contratos.

Uma câmara temática no recém criado Conselhão de Tarso Genro vai indicar o modelo de pedágio que moldará as rodovias gaúchas após o encerramento dos atuais contratos, em 2013.

Esse debate deverá resultar em duas conclusões fundamentais para os milhares de usuários das estradas rio-grandenses: o valor da tarifa a ser paga e a quantidade de obras entregues.

A intenção do governo é encontrar um sistema que permita diminuir as tarifas vigentes e aumentar o número de obras realizadas — embora especialistas questionem a existência de um atalho que permita chegar a esse cenário ideal.

— Temos hoje um modelo caro, de poucas obras e grande insatisfação. A premissa dos vários cenários que vamos estudar é que tenha tarifa módica e um sistema que construa estradas, amplie a malha — afirma o secretário de Infraestrutura, Beto Albuquerque.

>>>Veja os principais desafios dos modelos de pedágio

O perfil das atuais concessões é voltado à manutenção e conservação de estradas. Razões para desejar obras de maior vulto não faltam: dos 12,8 mil quilômetros de pista asfaltada existentes no Rio Grande do Sul, apenas 3% (384 quilômetros) são duplicados. Além de garantir maior conforto, as duplicações são consideradas itens de segurança viária.


Fonte: ZERO HORA/Marcelo Gonzatto

Um comentário:

Anônimo disse...

Me deixa muito satisfeito a iniciativa do governo do Estado do RS em realizar estudos para implantar um novo modelo de concessão das rodovias estaduais. Isso mostra o interesse do Governador em buscar uma alternativa para os usuários sem um custo alto. Poderia esse estudo ir além. Realizar um plebiscito após os estudos realizados e pedir para que o povo defina qual modelo de concessão realizar, ou até uma pesquisa popular, para não ter custos elevados na organização de um plebiscito.
Sou defensor da idéia que esses estudos devem buscar em outros países qual a forma de concessão seus governantes utilizam e um deles é a do governo chileno, cujo o qual as concessionárias ganham o que é devido e não ganhos exorbitantes.
Parabéns ao governo do Estado do Rio Grande do Sul. Que esse novo modelo não põe acima os interesses das concessionárias e sim o interesse popular.