10 março 2011

Movimento contra pedágio protesta na passarela oficial do Carnaval

“Você pagou com traição a quem sempre lhe deu a mão”. Foi com o refrão da música Vou festejar, de Jorge Aragão, direcionado ao governador Jaques Wagner, que o Fórum Popular Contra o Pedágio na via Parafuso desfilou na tradicional Mudança do Garcia, segunda-feira (7) de Carnaval.


O movimento atravessou a Via Parafuso (BA-535) e foi protestar no maior Carnaval de rua do mundo contra a tarifação da pista, prevista para começar na 2ª quinzena deste mês. Do fim de linha do Garcia até a passarela oficial do Circuito Osmar (Campo Grande), os manifestantes de Camaçari exibiram pirulitos vermelhos com palavras de protesto. “Roubágio na Via Parafuso (20km)”, “Em Camaçari até jeque paga pedágio”, “Wagner você pedagiou sua Camaçari” e “Mãos ao alto pedágio é um assalto” foram algumas frases. Até a marca do governo do estado foi usada nas peças de protesto para associar o pedágio a gestão Jaques Wagner, ex-morador do município e candidato a prefeito em 2000.


Os coordenadores do movimento acreditam que essa 4ª manifestação, 1ª fora do município de Camaçari, surtiu o efeito desejado. Parte da imprensa estava no Campo Grande e viu o absurdo que é pedagiar uma pista de 20 quilômetros, disse o vereador Téo Ribeiro (PT), único representante do Legislativo de Camaçari a participar do protesto. O secretário de Administração e candidato a candidato a sucessão do prefeito Luiz Caetano em 2012, Ademar Delgado, foi o único representante do 1º escalão do governo presente ao protesto. Os deputados estaduais petistas Bira Coroa e Luiza Maia, também contrários ao pedágio, não compareceram.


O deputado federal Valmir Assunção (PT) reafirmou seu apoio ao movimento. Durante encontro com os manifestantes no Campo Grande, lembrou que como líder dos Sem Terra sempre foi contra pedágio. Ele considera injusto o governo investir em estradas para depois entregar a iniciativa privada. O parlamentar da base governista no Congresso acredita que a suspensão do pedágio ainda “é possível”, mas reconhece que “não vai ser fácil”.


A prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho (PT) foi mais política e preferiu um discurso neutro, apesar de pousar para fotos com os manifestantes e até segurar uma das peças usadas no protesto. Ela reconhece que o pedágio é uma realidade no país, mas evita aprofundar o debate. Destaca apenas que o pedágio não atinge os munícipes de Lauro de


O sistema de pedágio vai controlar uma rede de 125 quilômetros. Além da Parafuso, serão tarifadas a Cia/Aeroporto (BA-526), o acesso a Camaçari pela BR-324 (BA-512), o Canal de Tráfego que liga Camaçari ao Porto de Aratu (BA-524), e as BAs 521 e 093, trecho Simões Filho/Pojuca. O preço da tarifa ainda não foi anunciado, mas a Concessionária Bahia Norte estima em cerca de R$ 2,20 (veículo pequeno).


Conforme o contrato de 25 anos de exploração, vencido pela empresa do grupo Odebrecht, a mesma que controla o pedágio na estrada do Coco (BA-099), o cronograma da 1ª etapa das obras, inclui apenas obras de recuperação de parte da pavimentação, sinalização e implantação de serviços de resgate, primeiros socorros e reboque. A duplicação de 56 quilômetros de pistas, entre elas, a Cia/Aeroporto e a Via Parafuso, só será realizada numa 2ª etapa, já com a tarifação em vigor.


Informações: www.camacariagora.com.br

Nenhum comentário: