05 março 2011

Movimento contra pedágio participa da Mudança do Garcia

O Fórum Popular Contra o Pedágio promete faixas, cartazes e muito barulho contra a tarifação da Via Parafuso (BA-535), segunda-feira (7), durante a tradicional Mudança do Garcia. Segundo a coodenação do fórum, o protesto em pleno Carnaval de Salvador, 1º fora de Camaçari, busca ampliar o apoio da população para o movimento. A Mudança, tradicional manifestação de protesto que reúne todos as correntes políticas, sai em direção ao Campo Grande por volta das 12h, do fim de linha do bairro do Garcia.

A ida para o circuito Osmar (Campo Grande), onde fica o camarote oficial do governador Jaques Wagner, busca mostrar ao governo do estado o prejuízo para os moradores do município, com a cobrança pelo uso da via. A previsão de inicío do funcionamento das catracas de cobrança é para depois do reinado de momo.

Pelo leilão realizado ano passado, a Concessionária Bahia Norte, vencedora do pregão, vai cobrar cerca de R$ 2,20 (veículo pequeno), a partir da 2ª quinzena de março . O sistema de pedágio vai atingir uma rede de 125 quilômetros. Além da Parafuso, serão tarifadas a Cia/Aeroporto (BA-526), o acesso a Camaçari pela BR-324 (BA-512), o Canal de Tráfego que liga Camaçari ao Porto de Aratu (BA-524), e as BAs 521 e 093, trecho Simões Filho/Pojuca.

Conforme o contrato de 25 anos de exploração, vencido pela empresa do grupo Odebrecht, o mesmo que controla o pedágio na estrada do Coco (BA-099), o cronograma da 1ª etapa das obras, inclui apenas obras de recuperação de parte da pavimentação, sinalização e implantação de serviços de resgate, primeiros socorros e reboque.

A duplicação de 56 quilômetros de pistas, entre elas, a Cia/Aeroporto e a Via Parafuso, só será realizada numa 2ª etapa, já com a cobrança do pedágio em vigor.

Informações www.camacariagora.com.br

Um comentário:

Anônimo disse...

ô menino, e tem jeito? Se não tem pedágio as empreiteiras e nossos políticos enfiam a mão na verba da recuperação. Ou seja, enquanto tivermos um judiciário de faz de conta, não vai...!